O Fantástico Mundo de Lethem

O Alta havia comentado comigo que quase ninguém gosta de ir a Lethem, cidade da Guiana (inglesa) que faz divisa com o Brasil, mas que eu iria adorar.

Nos papos que tive com o pessoal de Boa Vista isso realmente se comprovou, todos dizem que não existe nada para se fazer em Lethem, que preferem mil vezes Santa Elena (de Uairén), cidade divisa com o Brasil pertencente a Venezuela.

Ambas as cidades possuem suas peculiaridades, porém Lethem é fantástica :D rs

A Guiana é o único país da America do Sul onde se fala inglês, aliás, um inglês bem complicado de se entender, uma coisa cantada com um quê caribenho. Só isso já valeria a visita.

Speak English?

Mercado Público de Lethem.

Nunca na minha vida pensei que conheceria esse país, e por mais que eu só tenha ido até a cidade fronteira, já foi possível sentir como tudo é muito diferente.

Diferente?

Bem, logo que se cruza a fronteira você pega um viaduto, e assim que ele termina * PLIN * você está dirigindo na tal “mão inglesa”. Isso significa que a partir deste momento sempre andará na pista da esquerda e quem vier no sentido oposto passará a direita do seu carro, vide a foto abaixo rs É surreal ver isso na América do Sul :)

Barbeiro é a mãe!

Lethem é pequena e parece sobreviver do mercado pirata. Todos os dias brotam novas lojas ricas em produtos da Adidas, camisas Lacoste e de times internacionais, tênis Nike e Puma, além de bolsas, perfumes e brinquedos. O engraçado é que os produtos possuem uma qualidade superior daquela encontrada em SP, com um preço bem menor. Esse é o motivo que tantos brasileiros visitam a cidade.






Eu adorei conhecer Lethem, principalmente por causa da sua ”estranheza” heh Um dos tours que recomendo é a ida a qualquer mercadinho, ali é possível encontrar produtos que você nunca viu na vida, inclusive gôndolas lotadas de Curry, uma das especiaria mais usadas na Guiana.




Um caso a parte são os refrigerantes locais, a variedade de sabores diferentes é fantástica, dentre eles: Gengibre, Abacaxi, Tangerina, Banana, Chiclete, Big Red (oi?), Cream Soda (que comprovadamente tem gosto de desodorante de quinta rs). Muitos sabem que não bebo refrigerante, mas experimentei todos, e o Top Of Mind foi o de banana, como pode o Brasil inventar tantas comidas e sobremesas com banana e nunca terem feito um refrigerante?!

Refrigerante ou Cerveja de Gengibre?

Hã, hã, pegou o trocadilho? ;)

Cores e sabores que só a Guiana tem pra você.

Passando pela fronteira na volta, um policial federal brasileiro perguntou depois de ver o porta-malas praticamente vazio: – Não compraram quase nada né?

Welcome to the fantastic World of Lethem ;)

32 comentários em “O Fantástico Mundo de Lethem

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *